Bolsista: Vanessa Cristina Santanna (Bolsista Dr.)
Área do Projeto Eng. de Petróleo
Data de Início 01/05/2001
Título Obtenção e Estudo das Propriedades de Um Novo Fluido (gel) de Fraturamento Hidráulico Biocompatível
Participantes

Prof. Afonso Avelino Dantas Neto (Dr.)
Profa. Tereza Neuma de Castro Dantas (Dr.)

Colaboradores

Paulo Dore Fernandes (CENPES/Petrobrás)
Edimir Martins Brandão (CENPES/Petrobrás)

Objetivo Final Este projeto tem como objetivo obter e testar novos tensoativos para a formulação de um fluido de fraturamento com baixo teor de resíduos insolúveis (< 2%), utilizando matérias-primas regionais que levem a um fluido biodegradável, de viscosidade semelhante aos existentes no mercado e com baixo custo.
Descrição da Situação do Projeto A primeira fase de estudos englobou a obtenção de géis de fraturamento a base de tensoativo, a partir de sistemas microemulsionados. Os géis foram obtidos de regiões de gel em diagramas de fases, baseados na classificação de Winsor para sistemas microemulsionados, variando-se a razão cotensoativo/tensoativo (c/t) de 0,5 a 2. Após a determinação das regiões de géis, deu-se início a segunda etapa do projeto que compreende a caracterização de um dos géis obtidos, mediante análise reológica, ensaios de perda de fluidos através da filtração estática em célula API e velocidade de sedimentação do propante no gel.
Metas Intermediárias Estabelecidas

 Caracterização dos outros géis obtidos como : análise reológica, ensaios de perda de fluidos através da filtração estática em células API e HPHT, e velocidade de sedimentação do propante no gel.

Palavras-Chave Fraturamento hidráulico, fluido de fraturamento, tensoativo.
Publicações Publicação de trabalhos no 1o Congresso Brasileiro de P & D em Petróleo e Gás – Natal, Novembro de 2001.
Data prevista de conclusão/defesa 03/2003

COORDENAÇÃO / PROJETOS / DISCIPLINAS
DEQ / UFRN / ANP

Atualização: 26/02/2002