Coordenador: Profa. Keiko Wada (UFRGS)
Relator: Profa. Rejane Rech Mandelli (UCS)
Participantes:
Ana Lucia dos Santos Barbosa
Caetano Moraes
Carlos O. Mariano
Cláudio A. O. Nascimento
Evandro Brum Pereira
Gerti Weber Brun
Iracema de O. Moraes
João Batista Baumgartner
Liliane M. Ferrareso Lona Batista
Luciane Pimentel Costa Monteiro
Marla Azário Lansarin
Paulo Ignácio F.Almeida
Rejane Rech Mandelli
Ramdayal Swarnakar
Teresa Cristina Zangirolami
Vahideh R. Rabbani Jalali
Principais constatações:
Foram realizados relatos da nova estrutura do curso de Engenharia
Química em implantação na Escola Politécnica
da USP (curso cooperativo), na UFSCar (Laboratório Aberto e a atividade
de extensão com a fábrica de chocolate envolvendo o grupo
PET) e na Universidade de Guarulhos (disciplinas Desenvolvimento de Novos
Produtos e Desenvolvimento de Novos Processos), com a finalidade de proporcionar
atividades de extensão e de pesquisa no currículo. Todas
as experiências apresentadas envolvem a interação universidade-indústria.
Algumas atividades apresentadas estão em estágio
incipiente, não havendo ainda uma avaliação definitiva
sobre as mesmas. O grupo considera que as mesmas são mecanismos
adequados para a alcançar o objetivo da inserção da
pesquisa e extensão no curso, no contexto em que foram desenvolvidas.
Constatou-se que, na maioria das instituições, não
há elo de ligação entre atividades de pesquisa e extensão
com o currículo.
Constatou-se que a única forma de inserção
da pesquisa no curso tem sido através de atividades tradicionais
de iniciação científica.
Principais linhas de ação:
1- Acompanhamento pelo grupo das experiências da Escola Politécnica
visando aproveitamento da filosofia básica para aplicação
nas diferentes instituições;
2- Realização pelo grupo da análise da experiência
da UFSCar com vistas a aplicação da idéia básica
e sua operacionalização nas diferentes instituições;
3- Organização pelos cursos de um Banco de Idéias
para atividades de extensão. O Banco de Idéias seria alimentado
não só pelos docentes, mas também por alunos, empresas
e comunidade e seria um instrumento de fomento a estas atividades.
4- Sugere-se que as diferentes formas de integração das
atividades de extensão e pesquisa com o curso sejam realizadas como
atividades complementares (no espírito da versão de 05/05
das diretrizes curriculares propostas pela Comissão de Especialistas
de Ensino de Engenharia) não contemplando a obtenção
de créditos.
5- Dentre as atividades complementares propostas pelo grupo estão:
6- Participação de alunos em Empresa Júnior;
7- Realização de atividades buscando soluções
de problemas da comunidade, relacionados com a Engenharia Química
(tais como tratamento de água de abastecimento, de esgotos domésticos,
canalização de água, etc);
8- Incentivo à realização de atividades não
relacionadas diretamente com o exercício da profissão, que
estimulem a atuação do aluno na resolução de
problemas considerando aspectos políticos, sociais, econômicos,
ambientais e culturais;
9- Laboratório Aberto: entendido como um espaço que contém
materiais e equipamentos que possibilitem a realização pelos
alunos de pequenos projetos de pesquisa e extensão demandados pela
sociedade;
10- Participação de alunos em grupos PET.
11- Propõe-se a moção para manutenção
do PET.
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