VIII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA – ENBEQ

GT4:  Metodologia de Ensino de Graduação em EQ: inserção de atividades de pesquisa e extensão na grade curricular: experiências em curso e novas propostas

Coordenador:  Profa. Keiko Wada (UFRGS)
Relator: Profa. Rejane Rech Mandelli (UCS)

 Participantes:

 Ana Lucia dos Santos Barbosa
Caetano Moraes
Carlos O. Mariano
Cláudio A. O. Nascimento
Evandro Brum Pereira
Gerti Weber Brun
Iracema de O. Moraes
João Batista Baumgartner
Liliane M. Ferrareso Lona Batista
Luciane Pimentel Costa Monteiro
Marla Azário Lansarin
Paulo Ignácio F.Almeida
Rejane Rech Mandelli
Ramdayal Swarnakar
Teresa Cristina Zangirolami
Vahideh R. Rabbani Jalali

  Principais constatações:

 Foram realizados relatos da nova estrutura do curso de Engenharia Química em implantação na Escola Politécnica da USP (curso cooperativo), na UFSCar (Laboratório Aberto e a atividade de extensão com a fábrica de chocolate envolvendo o grupo PET) e na Universidade de Guarulhos (disciplinas Desenvolvimento de Novos Produtos e Desenvolvimento de Novos Processos), com a finalidade de proporcionar atividades de extensão e de pesquisa no currículo. Todas as experiências apresentadas envolvem a interação universidade-indústria.
 Algumas atividades apresentadas estão em estágio incipiente, não havendo ainda uma avaliação definitiva sobre as mesmas. O grupo considera que as mesmas são mecanismos adequados para a alcançar o objetivo da inserção da pesquisa e extensão no curso, no contexto em que foram desenvolvidas. Constatou-se que, na maioria das instituições, não há elo de ligação entre atividades de pesquisa e extensão com o currículo.
 Constatou-se que a única forma de inserção da pesquisa no curso tem sido através de atividades tradicionais de iniciação científica.

 Principais linhas de ação:

1- Acompanhamento pelo grupo das experiências da Escola Politécnica visando aproveitamento da filosofia básica para aplicação nas diferentes instituições;
2- Realização pelo grupo da análise da experiência da UFSCar com vistas a aplicação da idéia básica e sua operacionalização nas diferentes instituições;
3- Organização pelos cursos de um Banco de Idéias para atividades de extensão. O Banco de Idéias seria alimentado não só pelos docentes, mas também por alunos, empresas e comunidade e seria um instrumento de fomento a estas atividades.
4- Sugere-se que as diferentes formas de integração das atividades de extensão e pesquisa com o curso sejam realizadas como atividades complementares (no espírito da versão de 05/05 das diretrizes curriculares propostas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia) não contemplando a obtenção de créditos.
5- Dentre as atividades complementares propostas pelo grupo estão:
6- Participação de alunos em Empresa Júnior;
7- Realização de atividades buscando soluções de problemas da comunidade, relacionados com a Engenharia Química (tais como tratamento de água de abastecimento, de esgotos domésticos, canalização de água, etc);
8- Incentivo à realização de atividades não relacionadas diretamente com o exercício da profissão, que estimulem a atuação do aluno na resolução de problemas considerando aspectos políticos, sociais, econômicos, ambientais e culturais;
9- Laboratório Aberto: entendido como um espaço que contém materiais e equipamentos que possibilitem a realização pelos alunos de pequenos projetos de pesquisa e extensão demandados pela sociedade;
10- Participação de alunos em grupos PET.
11- Propõe-se a moção para manutenção do PET.


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