Coordenador: Prof. Rubens Maciel (UNICAMP)
Relatora: Profa Márcia M. Lima Duarte (UFRN)
PARTICIPANTES:
Participante Instituição e-mail
Afonso Avelino Dantas Neto UFRN (CRQ-RN)
Atílio Peixoto Soares Júnior UFAL –
José Glauco Grandi CRQ
José Luiz Magnani USP
Lídia Maria Maegava UNICAMP
Márcia Maria Lima Duarte UFRN
Maria Teresa Raya-Rodriguez PUC-RS
Patrícia Antonio IMT
Paulo Ignácio F. de Almeida UFSCar
Plínio Ribeiro Fajardo Campos UNIOESTE
Rubens Maciel Filho UNICAMP
Cezar Wagner Thober UFRGS
Principais constatações:
1- Distanciamento da academia entre mercado de trabalho.
2- Mercado absorve o Engenheiro Químico em outras áreas
não convencionais tais como serviços, consultorias, meio
ambiente, qualidade, segurança, análise de riscos, economia,
marketing, vendas/comercial.
3- Necessidade de preparar o Engenheiro Químico para ser profissional
liberal, empreendedor, com mentalidade empresarial.
4- Engenheiro Químico que está sendo formado é
capaz de ser crítico e criativo, mas precisa desenvolver a capacidade
de implementar, ou seja, capacidade de colocar o conhecimento em uso.
5- A cultura empresarial da micro, pequena e média empresa não
vem sendo suficiente para valorizar o uso do conhecimento sistematizado
na solução de seus problemas.
6- Necessidade da Educação Continuada para evitar a rápida
obsolescência do profissional.
Principais linhas de ação:
Ações:
7- Sistematizar os Workshops sobre Metodologia de Ensino imediatamente
após os COBEQs.
8- Apresentar ao aluno, principalmente na disciplina de Introdução
à Engenharia Química (de 1o período), todas as possibilidades
do campo de atuação do Engenheiro Químico, perspectivas
no campo de trabalho, comentar atividades do dia-a-dia e apresentar as
disciplinas interligadas com a formação do Engenheiro Químico
(Item 2 das constatações);
9- Implementar uma Coordenação Central para difundir
e divulgar as atividades das comissões Estaduais, a fim de estabelecer
uma parceria SEBRAE/UNIVERSIDADES, com o propósito de aprimorar
a relação da Universidade com as micro, pequenas e médias
empresas.
Recomendações:
10- Incentivar a realização de Estágio para docente
na indústria
11- Conscientizar o docente para a necessidade de desenvolver novas
metodologias de ensino visando a atuação do Engenheiro Químico
no mercado.
12- Elaborar um cadastro eletrônico com informações
dos ex-alunos (nome, endereço, local de trabalho, telefone, CEP,
e-mail), com as seguintes finalidades: (1) manter o vínculo da Instituição
de Ensino e o Mercado de Trabalho; (2) colaborar com a educação
continuada; (3) atuar como agente motivador dos acadêmicos; (4) obter
um levantamento do campo de atuação dos ex-alunos; (5) atuar
como veículo de ampliação de oportunidades no Mercado
de Trabalho.
13- Formar em cada Estado uma comissão para contatar o SEBRAE,
com o objetivo de desenvolver programas que viabilizem a realização
de estágios remunerados em micro, pequenas e médias empresas.
RECOMENDAÇÃO PARA O VIII ENBEQ
Elaborar uma moção contra a extinção do Programa Especial de Treinamento – PET, sugerindo inclusive sua ampliação
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